Categorias
Decoração Produtos Reparos no lar Tendências

Aprenda a instalar o piso vinílico

Obras e reformas são naturalmente associadas a quebra-quebra e, por conta disso, o piso vinílico tem se tornado a alternativa de melhor custo-benefício, praticidade e aplicabilidade. Ou seja, zero sujeira e instalação rápida.

Sobre a instalação, você sabe quais são os contrapisos que podem receber a aplicação do vinílico? Confira os itens abaixo:

  • Cimento desempenado ou laje de concreto; 
  • Mármores e granitos polidos, desde que estejam bem aderidos e nivelados; 
  • Cerâmicas e porcelanatos com juntas de até 5mm; 
  • Paviflex® sobre Paviflex®; 
  • Pisos com sistema de calefação; 
  • Mezaninos com placa cimentícia travada ou laje de concreto.  

A espessura do piso vinílico varia entre 2 e 3mm e, para que sua aplicação seja perfeita, é imprescindível realizar o nivelamento com argamassa no contrapiso, tanto nos pisos colados quanto nos clicados flexíveis. Isso ajuda num efeito mais natural e sem imperfeições.

Agora, vamos ao passo a passo:

  1. Prepare o contrapiso: o contrapiso (ou base) onde o piso vinílico será instalado deve estar limpo, seco e perfeitamente nivelado;
  2. Deixe as réguas dos pisos descansarem: isso serve para que o piso se adapte às condições de temperatura do ambiente, garantindo uma aplicação sem nenhum dano às réguas;
  3. Faça a marcação do contrapiso: o contrapiso deve ser marcado com ajuda de lápis e trena;
  4. Espalhe o adesivo na base: O piso vinílico pode ser autocolante ou exigir a aplicação do adesivo;
  5. Inicie a aplicação das réguas: A primeira régua a ser aplicada não deve estar rente à parede;
  6. Faça os recortes necessários: Para encaixar as réguas dos cantos, muitas vezes será necessário fazer um recorte na régua;
  7. Instale os rodapés: A última etapa da instalação do piso vinílico é a finalização com os rodapés. Caso você queira finalizando com um acabamento bacana.

E é isso! Depois de realizar todo o processo, é só curtir o seu novo cantinho. Curtiu? Continue nos acompanhando aqui para conferir mais dicas de reformas, decoração e novidades!