Categorias
Conteúdo

Aprenda a trocar as lâmpadas da sua casa

Por incrível que pareça, não é todo mundo que sabe como trocar uma lâmpada. Por isso, hoje vamos mostrar como é fácil e prático. 

Lâmpada fluorescente

Desligue o interruptor e, se possível, o quadro geral da casa.
Segure próximo ao centro do tubo fluorescente com as duas mãos e gire a lâmpada 45º na luminária.
Retire a lâmpada e coloque-a, cuidadosamente, em um lugar onde ela não caia ou role de uma bancada e quebre.
Alinhe os dois elementos bifurcados da lâmpada nova verticalmente com a luminária e empurre-a para cima até alcançar o topo dela.
Gire a lâmpada 90º, garantindo que os dois elementos bifurcados fiquem inseridos corretamente na luminária.

Créditos: Pinterest

Lâmpada de rosquear

A lâmpada de rosquear é super prática na hora de trocar, mas é preciso ter cautela, para não correr o risco de levar um choque.
Primeiro desligue o interruptor e, se possível, o quadro geral da casa. Se a lâmpada já estiver queimada, provavelmente estará fria. Nesse caso, basta desenroscar-la com suavidade, no sentido anti-horário. Se a lâmpada acabou de queimar, tome cuidado para não queimar as mãos. Espere esfriar totalmente antes de efetuar a troca.
Não toque na parte metálica nem na rosca. Use um pano seco para envolver a lâmpada. Recoloque uma lâmpada nova com a mesma potência e voltagem, enroscando no sentido horário. Religue o disjuntor no quadro de luz e o interruptor.

Créditos: Pexel

E caso a lâmpada não saia?

Algumas vezes, a lâmpada emperra e não desenrosca. Ela pode ter enferrujado dentro da base. Proteja as mãos e os olhos, envolvendo a lâmpada queimada com um pano seco, e quebre o bulbo de vidro com um pequeno martelo.
Depois de retirar os cacos com um alicate, pegue na parte metálica que sobrou da lâmpada e tente desenroscar. A última solução é torcer a parte metálica e tentar tirar os pedaços.