Categorias
Arquitetura Tendências

Como criar um painel de inspiração?

O painel de inspiração é uma ferramenta muito utilizada, principalmente por profissionais que trabalham diariamente com criatividade. Mas, afinal, para que ele serve? Conhecido também como moodboard, o painel de inspiração ajuda a definir a essência de qualquer negócio, trabalho ou projeto. Ele é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento de ideias e conceitos, somando no processo criativo com base em muita pesquisa. Em resumo, ele é um compilado de tudo o que você procura, gosta e salva como referência, dentro da temática idealizada.

Ele possui várias formas de ser apresentado, tudo depende do olhar da pessoa que cria e, também do segmento que ela atua. Além disso, com ele é possível criar um painel tanto físico quanto virtual, tudo vai depender da proposta que você deseja. Legal, né?

Confira o passo a passo para fazer um moodboard inspirador:

Escolha um local para a montagem do moodboard: O Pinterest é uma das maneiras mais utilizadas como referência, associado com aplicativos, como: Canva, GoMoodboard, Niice, InVision, etc.

Defina a paleta de cores: Esse passo é fundamental. Ele vai te ajudar a não fugir do padrão de cores que você deseja, deixando tudo mais harmônico e com identidade visual bem definida.

Reúna referências: Chegou a hora de salvar tudo o que você gosta para se inspirar nesse novo projeto. Mas é importante as referências estarem bem alinhadas com as cores escolhidas para a identidade do seu painel, combinado?

Faça a “colagem”: Esse o momento em que você pode dar asas à imaginação, hora de experimentar, combinar elementos, testar cores e texturas. Esse é um momento bem livre para que seu painel fique cheio de personalidade.

Revise o material: É importante se atentar aos detalhes e definir tudo antes de apresentar ao cliente ou compartilhar o arquivo.

Após seguir o passo a passo, você vai ter um painel bem lindo e cheio de personalidade. Gostou da dica? Continue nos acompanhando aqui.